quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BRUSCHETTA DE GORGONZOLA COM MEL e LULA COM SALADA DE RÚCULA.


Ontem (31/08) resolvemos fazer um jantar mais saudável. Minha primeira idéia era um prato com cordeiro, que convenhamos, é difícil de achar e quando acha, não está lá dos melhores. Desistindo dessa idéia, resolvi partir pra algo com peixe. E nada melhor pra coroar do que uma lula. Comprados os ingredientes, mãos a obra.

BRUSCHETTA DE GORGONZOLA COM MEL:

Ingredientes:

2 pães franceses
Manteiga
75g de queijo gorgonzola
Mel
Pimenta-do-reino.

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno Corte os pães em rodelas, que irão ao forno. Passe a manteiga sobre o pão e leve ao forno. Quando a manteiga começar a derreter, retire do forno. Coloque pedaços de gorgonzola sobre o pão, salpique pimenta-do-reino (pouco) só para enfeitar e leve novamente ao forno. Assim que o queijo derreter, retire do forno e regue com mel. Pronto, taí uma grande pedida de uma entrada bem saborosa.



Lula com salada de rúcula:
Ingredientes (para 4 porções)

600g de anéis de lula
4 colheres (sopa) de azeite
2 pimentas vermelhas picadas
1 dente de alho amassado
Raspas e suco de 1 limão
Sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Salada de rúcula:

100g de rúcula
Salsa picada
2 colheres de (sopa) de azeite
Suco de 1/2 limão

Modo de fazer

Se for comprar as lulas congeladas, prefira uma peixaria. De qualquer forma, deixe-as descongelar conforme a embalagem e depois seque-as com papel-toalha. Disponha as lulas numa tigela com o azeite, as pimentas vermelhas, o alho, as raspas e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e deixe marinar por uns instantes.

Como não iria acender a churrasqueira só para isso, fiz as lulas no grill, que dá no mesmo. Grelhe as lulas, virando uma vez, até ficarem levemente chamuscadas de todos os lados. Junte todos os ingredientes da salda às lulas e misture com cuidado. Regue levemente com a marinada e sirva em seguida.

Gostou? Deixe seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário