sábado, 3 de setembro de 2011

RISOTO EXÓTICO DE FRANGO COM COGUMELOS

Ontem foi dia 02/09 e o tempo por aqui começou a melhorar. Deu uma super esquentada, o que nos leva a fazer um prato um pouco mais saudável, porém, sempre acompanhado de uma cervejinha né? Até por que, ultimamente temos degustado várias cervejas artesanais, que confesso, são muito mais saborosas que as "normais". Pois bem, olhei no meu livro de receitas e pãn! Algo com frango cairia muito bem para uma sexta-feira, não concorda? Então, acompanha aí.

Ingredientes (para 4 porções)

2 ou 3 peitos de frango em pedaços
1 colher (sopa) de azeite (usei de girassol)
1 cebola picada
sal e pimenta-do-reino moída na hora
1 dente de alho amassado
1 pimenta vermelha média picada
300 g de cogumelos frescos (escolha o que mais lhe atrai. Usei Funghi) picados
3 colheres (sopa) de shoyu
suco de 2 limões
coentro fresco
manjericão picado
Arroz branco feito na hora.


Modo de fazer:

Pique o frango em pedaços bem pequenos. Ou moa em um processador. Aqueça o azeite numa frigideira em fogo médio. Acrescente a cebola e uma pitada de sal e refogue por 5 minutos, até ficar macia. Adicione o alho e a pimenta e deixe mais alguns segundos.

Junte o frango, tempere bem com sal e pimenta e cozinhe até ficar dourado, mexendo de vez em quando (aproximadamente uns 10 minutos). O segredo aqui é que tanto a cebola quanto o frango vão soltar uma
água. Para o frango ficar no ponto, acrescente o mínimo de água, até pra não grudar no fundo. Misture os cogumelos e cozinhe por mais 5 minutos.

Adicione o shoyu e o suco de limão e deixe por mais uns 2 minutos, ou até secar. Detalhe importante. Deixe sempre um pouco molhadinho, que dá uma textura melhor ao prato. Um pouco antes de servir, junte o coentro e o manjericão e sirva com o arroz branco. E também com cerveja escura, com um leve toque de café.

Gostou? Deixe seu recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário