quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia 29!

Dia 29 é dia de comer Nhoque!!

Em tempos remotos, certo dia 29 na Itália, um andarilho faminto bateu a porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso eles não se importavam em dividir o seu nhoque com o andarilho, São Genaro. Repartiram então a abençoada refeição, cabendo 7 (sete) pedacinhos a cada um.

Após saborear o delicioso nhoque, São Genaro satisfeito agradeceu e partiu. Quando foram recolher os pratos descobriram que, embaixo de cada um havia notas de dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é o dia do nhoque da fartura, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade. (Curiosidades da Gastronomia).

Então, pra comemorar esse dia, segue abaixo uma receita bem simples e caseirinha de nhoque caseiro.

Ingredientes:

2 batatas
250 g de farinha de trigo
1 ovo

Modo de fazer:


Descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água fervendo. Cozinhe até que estejam moles, mas que não estejam desmanchando, aproximadamente 15 minutos. Tire as batatas da água e amasse-as com um garfo ou passe-as no espremedor de batata.

Em uma vasilha, junte a batata espremida com a farinha de trigo e o ovo. Trabalhe a massa até que consiga ter formado uma bola. Numa superfície polvilhada com farinha, abra a massa em tiras compridas. Corte as tiras em pequenos pedaços de 1,5 cm cada.

Numa panela grande, coloque água para ferver com um pouco de sal. Quando a água estiver fervendo, jogue os pedaços de nhoque e deixe que cozinhem por 3 a 5 minutos ou até que os nhoques comecem a boiar. Escorra e sirva com o seu molho preferido.

Gostou? Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário