sábado, 20 de agosto de 2011

Cozido Indiano

Ano passado, fizemos uma viagem até Porto Alegre para ver o show de um Beatle vivo, Sir Paul McCartney. Foi uma viagem sensacional (tanto a ida e a estadia em Porto Alegre, quanto o show). Conhecemos a irmã da Shai e ela nos levou em alguns lugares muito legais. Um deles era um restaurante indiano bem roots, que logo de cara, você não dá nada pra ele. Mas ao entrar fica impressionado. E lá tivemos um dia muito legal, uma conversa bem interessante e, inclusive, ficamos muito amigos do pessoal da cozinha e também do proprietário. Fomos muito bem recepcionados.

E, aquele dia, aquela comida, aquele aroma, aquele tempero, ficaram em nosso paladar  por muito tempo. Então hoje (20/08) resolvi fazer um Cozido Indiano pra almoçarmos. E desta vez, tirei foto dos temperos e do prato pronto. Mas, para fazer esse prato, precisava de uma iguaria especial, a tal GARAM MASALA. E, como eu moro no interior, foi difícil encontrar. Mas aí, com a internet a disposição, resolvi fazer por conta própria e é muito fácil. E você vai ver como fica na primeira foto, onde todos os temperos estão dispostos.


GARAM MASALA:

100g de semente de coentro
30g de semete de cominho
30g de pimenta-do-reino em grãos
15g de gengibre seco
07g de cardamomo
07g de cravo
05g de canela em pó
05g de folhas de louro

Modo de fazer:

Leve os ingredientes para tostar, até ficarem secos, menos o gengibre e a canela. Após eles ficarem frios, passe no processador, juntamente com a canela e o gengibre, até ficar um pó.

Caso você não tenha a disposição os ingredientes em grãos, pode substituir pelo pó pronto e misturar. Mas tome cuidado para não exagerar na dose de um ou de outro, senão extrapola o sabor.


COZIDO INDIANO:

Ingredientes:

1 colher (sopa) de azeite
1 cebola picadinha
sal e pimenta-do-reino moída na hora
2 dentes de alho picados
5 cm de gengibre ralado
1 pitada de açafrão
1 pitada de garam masala
300g de lentilha
Raspas e suco de 1 limão
900 ml de caldo de legumes quente
2 tomates sem pele picados
Coentro fresco picado

Modo de fazer:

Aqueça o azeite na frigideira em fogo baixo. Refogue a cebola com uma pitada de sal por 5 minutos, até ficar macia. Junte o alho, o gengibre, o açafrão e o garam masala e cozinhe por 1 minuto.

Misture a lentilha e as raspas de limão, derrame o caldo de legumes por cima e ferva em fogo baixo por 20 minutos, até a lentilha cozinhar.

Tempere com sal e pimenta e junte o suco de limão, os tomates e o coentro. Sirva quente.

Gostou? Deixe seu recado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário