terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Manja que te fa bene!

Retirado da Wikipedia: "Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional italiana de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém móida, que usada na sua preparação.

Como o nome deriva da palavra italiana para carvão, alguns acreditam que tenha sido uma refeição suculenta para os trabalhadores do carvão na Itália. Outros dizem que antigamente era feita sobre grelhadores de carvão. Ainda outros sugerem que as manchas pretas de toucinho e pimenta se assemelham a pequenos pedaços de carvão, o que poderia explicar o nome. Também foi sugerido que poderia ter sido inventado pelos membros da Carbonária, uma sociedade secreta italiana."

A receita de Spaghetti Alla Carbonara que vou postar aqui, é a original, feita com ovos que irão dar a cremosidade à massa. É um prato muito simples de fazer e bem delicioso, ideal pra quando você está sem vontade de fazer nada (como hoje) com esse calor insuportável (porém delicioso) que está fazendo.



Ingredientes:

350 g de spaghetti grano duro
150 g de bacon
2 colheres de azeite extravirgem (acidez 0,5%)
100 g de queijo pecorino (eu usei o parmesão por ser mais fácil de encontrar)
1 ovo
4 gemas
Pimenta preta moída na hora q/n (quantidade necessária)

Modo de fazer:

Corte o bacon em cubos e frite-o numa frigideira com o azeite extravirgem, até que fique bem crocante. Num bowl, bata as gemas e o ovo, adicione o queijo ralado e a pimenta moída na hora.

Cozinhe a massa até ficar "al dente", mais ou menos uns 5 minutos. Coloque o bacon no bowl junto com a mistura de gemas, ovo e queijo e misture bem.

Escorra a massa e transfira para o bowl mexendo para incorporar bem e dar cremosidade. Sirva em seguida.

Essa é a tradicional receita de Carbonara, legitimamente italiana. Podem ser encontrados outros ingredientes, mas com esses já é possível experimentar o que os trabalhadores das minas de carvão já sabiam a muito tempo atrás. Trata-se de uma delícia!

Gostou? Compartilhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário