sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Ah! A Índia...


“A culinária  da  Índia é mais que uma necessidade; é mais que uma arte; é  um ato de devoção ! A mais antiga e tradicional cultura espiritual  do mundo releva  à  arte da  cozinha um método  de elevação espiritual.  O  ato  de  cozinhar, é  feito como  uma  oração  e  antes   de   ser  consumido,  o  alimento é   oferecido  em comunhão ao Supremo,  geralmente   em  um altar  doméstico, com  devoção  e amor. Após  essa  oferenda, o alimento torna-se prasadam (misericórdia). Só então será compartilhado por todos.  A  dieta indiana  é  majoritariamente vegetariana  e a  arte  de combinar  os  alimentos  com  diferentes temperos  e  especiarias sempre  foi  um  motivo de  pesquisa  e  fascínio  desde  muito  tempo, quando  todos  os povos acorriam  à  Índia  por  suas  riquezas  e especiarias. Outro  aspecto  interessante, diz  respeito  ao  ato  de comer com as  mãos. Segundo a  milenar  medicina Ayur-védica, a  digestão  não  começa  na  boca,  quando  o alimento  entra em contato  com  a  saliva   e  suas  enzimas,  mas   quando   entra   em  contato  com   as  pontas  dos dedos. É    que  a energia  sutil  presente  nos  alimentos  é “digerida”, isto  é,  entra  em  harmonia  com  nossas  energias e todo um processo de ressonância e absorção tem  início. Com isso a  digestão e aproveitamento dos nutrientes faz-se de forma mais rápida e eficiente. Para que  essas energias sejam bem  aproveitadas, as mãos e os dedos assumem  elegantes posturas,  mudras,  no  ato  de pegar e conduzir  os  alimentos  até a  boca, incorporando, também, ao ato  de  comer, elementos estéticos.  Este é   um   breve  relato, do que  vem  ser  a arte  e  ciência  de bem  se alimentar, como preconizada na milenar  cultura   espiritual  da  Índia  antiga.” fonte: http://www.ideariumperpetuo.com/culinaria_indiana.htm

Depois da breve aula de história, vamos ao que interessa. FRANGO AO CURRY (com um toque do chef)


Ingredientes:

500g de peito de frango cortados em cubos
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de curry em pó
1 xícara de suco de laranja
150g de queijo cream cheese
Sal e pimenta-do-reino à gosto

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino. Em uma panela, acrescento o óleo e doure o frango. Dica: Não mexa o frango, para que não solte tanta água. Quando você virá-lo de lado e dourar de forma homogênea, dê uma leve salteada. 

Acrescente a cebola e doure-a. Em seguida o curry, misturando aos poucos. Misture o suco de laranja, deixe-o ferver e reduzir um pouco. Em seguida, acrescente o cream cheese (a receita original pede creme de leite) e misture até homogeneizar. Sirva com arroz basmati e depois me conte o que achou.

Gostou? Compartilhe!


Um comentário: