sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Dia do bacalhau!

Andei sumido essas semanas, mas temos muitas coisas pra postar ainda no blog. Aos poucos vou atualizar e postar as receitas.

Bem, um dos pratos que fizemos num sábado desses e que é uma boa pedida foi uma receita de bacalhau ao forno, bem simplesinha de se fazer porém bem gostosa. E, para sobremesa, Cheesecake. Essa receita de Cheesecake eu fiz na noite anterior, pois ela é meio trabalhosa. Vamos lá.

BACALHAU AO FORNO

Ingredientes:

400g de bacalhau dessalgado e sem a pele e desfiado
1 cebola em rodelas
3 batatas cozidas em rodelas
1/2 pimentão vermelho em rodelas
1/2 pimentão amarelo em rodelas
Tomates em rodelas
Azeite de oliva
Sal a gosto
2 ovos cozidos

Modo de preparo:

Em um refratário, faça uma cama com as batatas cozidas. Disponha as cebolas por cima e os pimentões. Cubra com o bacalhau desfiado. Cubra tudo com os tomates e polvilhe com sal. Regue fartamente com azeite de oliva (eu utilizei o Borges, pelo custo benefício) e leve ao forno entre 30 a 40 minutos. Retire o bacalhau do forno e decore com os ovos cortados em 4.
                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                  


CHEESECAKE

Ingredientes:

Massa (tipo pão de ló):

4 claras
4 gemas
2 xícaras de açucar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento químico
1/2 xícara de leite morno

Recheio

2 xícaras de ricota cremosa
1 1/2 xícara de leite condensado
1 xícara de creme de leite
1 pacote de gelatina sem sabor

Caldo para o molho

1 xícara de açucar
2 xícaras de água
4 morangos picados

Modo de preparo:

Massa:

Bata as claras até ponto de neve e reserve. Numa vasilha, coloque as duas gemas e bata. Colocar o açucar e incorporar a farinha e o fermento. Acresentar o leite. Misturar as claras até virar uma massa homogênea. Untar uma forma e despejar a massa. Leve ao forno em fogo baixo por 30 minutos, ou até assar por completo.

Recheio:

Hidratar a gelatina até ficar líquida. Numa vasilha, misturar a ricota, o leite condensado e o creme de leite e misturar. Acresentar a gelatina até incorporar bem.

Calda:

Colocar a água e misturar o açucar. Deixe ferver até dissolver o açucar. Adicionar os morangos para dar cor e sabor na calda.

Montagem do prato:

Se você perceber que a sua massa cresceu demais, não tem problema. Corte-a ao meio e faça duas. Disponha uma das massas eu um refratário e regue com a calda para que a massa fique bem úmida. Jogue o recheio por cima, tendo o cuidado para espalhar bem. Leve a geladeira para endurecer. Nesse caso, tenho uma dica. Como eu fiz e sobrou bastante pão de ló, principalmente as sobrinhas, eu fiz o seguinte. Peguei vários pedaço e dispus em uma taça, essas de vinho mesmo. Reguei com bastante caldo para umedecer e dispus o recheio por cima. Depois que o recheio endureceu (tanto para a taça quanto para o refratário) você pode decorar com frutas, que podem ser morango, kiwi ou então com chantili e alguma fruta e ainda com uma geléia, essas que tem pedaços de frutas que também fica bem gostoso. Eu fiz com geleia.

Gostou?

Deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário