sábado, 5 de novembro de 2011

Moqueca

Olá. Todas as sextas-feiras minha noiva tem que ficar até mais tarde na faculdade, pois está fazendo o estágio curricular. E, como ela tem que ficar na clínica para atendimentos, sai cedo e volta tarde. E, como de praxe, eu sempre tento surpreendê-la com algo. Desde um simples sanduíche até um prato que dá um pouco mais de trabalho. E não foi diferente. Ontem (04/11) experimentei uma receita de moqueca de cação que aprendi, muito fácil e bastante saborosa. Acompanha aí:

MOQUECA DE CAÇÃO

Ingredientes:

1 Kg de cação
02 cebolas
04 dentes de alho
02 tomates
01 pimentão vermelho
01 pimentão amarelo
01 pimentão verde
Suco de 01 limão
2 xícaras de leite de coco
02 colheres de azeite de dendê
Molho de tomate (opcional)
Caldo de legumes
01 xícara de óleo
Quanto baste de água
Sal
Arroz para acompanhamento



Modo de fazer:

(Bem primeiro quero esclarecer uma coisa. Eu não utilizei a quantidade exata dos ingredientes, pois como somos dois iria ser muito. Então fiz de maneira reduzida, para que não faltasse e nem sobrasse.)

Primeio passo: Separe as postas de cação numa vasilha e esprema o limão por cima, dos dois lados, salgue e reserve. Numa panela, forre o fundo com azeite (ou óleo, fica a seu critério). Tome cuidado para não despejar demais. Em seguida, faça uma cama com a cebola cortada em rodelas. Deixe ir dourando e vá separando-as, para que fiquem espalhadas na panela. Em seguida, coloque os dentes de alho, também cortados em rodelas. Misture até abaixar.

Faça uma camada com os tomates cortados em rodelas. Disponha as postas inclusive utilizando o limão. Deixe cozinhando por alguns minutos, pois a cebola e o tomate irão soltar água. Dissolva um tablete de caldo de legumes em água quente (meixa xícara) e regue sobre o cação. Deixe cozinhar. Você vai notar que as postas irão começar a ficar com uma coloração diferente. Se necessário, vire as postas.

Separe mais ou menos 1 (uma) xícara do caldo e reserve, para fazer o arroz. Você pode utilizar meia xícara de molho de tomate para regar a moqueca. Agora, corte os pimentões em rodelas e disponha sobre o peixe. Deixe cozinhar. Em uma vasilha, misture o leite de coco e o azeite de dendê. Para cada xícara, uma colher de sopa de azeite. Misture bem e jogue por cima. Deixe cozinhar.

Para o arroz: Regue uma panela com um pouco de óleo. Frite meia cebola, até dourar e coloque o arroz. Frite por uns 2 minutos mais ou menos. Despeje todo o caldo que separamos da moqueca e misture bem. Acrescente água e deixe cozinhar. Depois de pronto o arroz, só fazer a montagem do prato e se deliciar. É um prato gostoso e não fica muito pesado. Dica: Se você não quiser utilizar o cação, pode ser outro peixe de sua preferência.

Bom apetite!

Gostou?

Deixe seu recado

Nenhum comentário:

Postar um comentário